O Espaço Bem Viver Luiz Palhares, localizado em Nova Contagem, realizou na última terça-feira (17), a tradicional Festa Junina. O evento reuniu dezenas de idosos e seus familiares para uma tarde de muita diversão. O público presente se deliciou com as comidas típicas, além de se divertir com as barraquinhas de jogos. O momento mais esperado foi a dança da quadrilha, que foi muito vibrante. O Espaço Bem Viver é um equipamento da Prefeitura de Contagem vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania. A unidade Luiz Palhares foi inaugurada há 10 anos, com 30 idosos. Atualmente, o Espaço tem 580 idosos, sendo 429 ativos.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, presenciou a festa da terceira idade. “O Espaço Bem Viver é realizado de forma bem-feita pelo prefeito Alex de Freitas, que tem como prioridade dar a pessoa idosa a dignidade e o tratamento respeitoso que ela merece. A política da pessoa idosa da cidade de Contagem, deixa de ser uma benesse para ser uma política pública e de direito, onde cada cidadão, independente das suas convicções, possa acessar essa política e se beneficiar das ações que a Prefeitura está realizando”, afirmou o secretário.
De acordo com a coordenadora do Espaço, Véritas Maria Pinto Batista, 69, a terceira idade pode usufruir do projeto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A unidade oferece ginástica, hidroginástica, artesanato, ginástica terapêutica Lian Gong, EJA, bailão e fisioterapia. Segundo Véritas, o equipamento é importante para a melhora psicológica e para a saúde física do idoso. “Sou muito feliz neste local. Eu amo tudo aqui e adoro a convivência com eles. Todas as experiências deles são minhas também; todas as dificuldades deles, são minhas também”, declarou.
Maria dos Anjos, 69 anos, mais conhecida como Duzinha, está na unidade desde a sua inauguração. Ao ser perguntada sobre o que o Espaço Bem Viver mudou em sua vida, Duzinha se emociona e diz: “Mudou muita coisa. Eu sou sozinha, perdi meu marido. Eu fico sozinha e é muito ruim. Então a gente tem um grupo, e enquanto a gente está ali, fazendo artesanato, hidroginástica, a gente está trocando uma ideia e se divertindo”, afirmou.
Os idosos interessados em participar do Espaço Bem Viver Luiz Palhares, em Nova Contagem, ou na unidade Mário Covas, no bairro Central Parque, é necessário ter a partir de 55 anos e ser morador do Município de Contagem. O idoso deve procurar uma das Casas da Família na sua regional com a carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço atual e duas fotos 3x4.